Gestão de Investimentos em um Instituto de Previdência
Data de publicação: September 27, 2018
Créditos: IPREM
Na última quinta-feira (20), foi realizada uma palestra promovida pelo IPREM de Mogi, no auditório da sede da Prefeitura, para explicar melhor os trabalhos do Comitê de Investimentos do Instituto e despertar potenciais interessados em participar desta equipe, tendo em vista que os membros são renovados a cada 3 anos.
O evento contou com a participação de servidores e aposentados, além de parte da equipe do IPREM e da consultoria de Investimentos (LDO) que presta assessoria nos trabalhos do Comitê de Investimentos do Instituto.
No início da palestra, foi explicado de onde vêm os recursos para o pagamento dos benefícios previdenciários:
- As contribuições previdenciárias descontadas mensalmente dos servidores públicos ativos da Prefeitura, Câmara, SEMAE e IPREM.
- As contribuições previdenciárias patronais pagas pela Prefeitura, Câmara, SEMAE e IPREM;
- As contribuições previdenciárias descontadas mensalmente dos proventos dos servidores públicos inativos e pensionistas da Prefeitura, Câmara, SEMAE e IPREM.
- Rendimentos das aplicações financeiras dos recursos previdenciários pertencentes ao IPREM;
Mas quem realiza as aplicações? Como é feito o gerenciamento? É neste contexto que entra o papel do Comitê de Investimentos.
O que é o Comitê de Investimentos?
É o grupo de trabalho que auxilia a Diretoria e o Conselho de Administração do IPREM na gestão de investimentos dos recursos do instituto, que no final de agosto deste ano, alcançava o patamar de R$ 477.704.360,97.
Toda atuação e composição desta equipe é regulamentada pela legislação vigente (confira no final), formada por 7 membros (vinculados ao RPPS), que se reúnem mensalmente com o Diretor Financeiro do instituto e uma consultoria de investimentos contratada para auxiliar os trabalhos no Comitê.
Como é o trabalho do Comitê?
Em toda primeira terça-feira após o dia 15, a equipe se reúne para monitorar e avaliar o desempenho da carteira de investimentos, verificando se os objetivos e metas, seguindo as estratégias e limites estabelecidos na política de investimentos (documento com as principais diretrizes a serem seguidas pelo Comitê em suas atividades na gestão dos recursos), estão sendo alcançadas e avaliar se mudanças nas aplicações devem ser feitas ou não.
Qual é a importância do trabalho do Comitê?
Além de analisar, decidir e potencializar as melhores formas de gerenciar os investimentos do Instituto de Previdência responsável por todos os servidores efetivos de Mogi das Cruzes, ele contribui na garantia da saúde financeira do RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), para que todos os benefícios sejam pagos ao longo dos anos.
Um dos participantes do evento comenta: “Esclarecedor. Todos os servidores deveriam participar para compreender melhor como funciona o IPREM.”
Após a palestra, os participantes foram convidados a acompanhar a reunião do Comitê que seria realizada logo em seguida, para conhecerem mais a fundo como é a dinâmica dos encontros mensais da equipe.
Continue acompanhando as notícias do IPREM de Mogi para saber mais.a
Legislação Pertinente
Portaria MPS nº 519/2011 – Dispõe sobre as aplicações dos recursos financeiros dos Regimes Próprios de Previdência Social instituídos pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios
Decreto n 12.786 de 1 de outubro de 2012 – Institui o Comitê de Investimentos do IPREM de Mogi das Cruzes