Iprem presta contas em Assembleia Anual: reunião extraordinária apresentará resultados de apontamentos
Data de publicação: June 23, 2022
Créditos: IPREM
O Instituto de Previdência Municipal de Mogi das Cruzes (Iprem), realizou, na noite de quarta-feira (22/06), sua 17ª Assembleia Geral Ordinária Anual de Prestação de Contas, referente ao exercício de 2021. O evento foi no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe). Como não houve aprovação das contas, a Diretoria Executiva e Conselho de Administração da autarquia trabalharão para atender aos apontamentos e agendará uma assembleia extraordinária para nova apresentação de deliberação das contas do ano passado.
“Mesmo diante da transparência de todos os atos do instituto, por meio do site do Iprem, e da inexistência de apontamentos de irregularidades, não houve aprovação das contas pela maioria dos presentes. A justificativa apresentada foi falta de detalhamento das informações apresentadas, especificamente sobe o Demonstrativo Financeiro de Receitas e Despesas”, vamos atender ao que foi solicitado e submeter a uma nova apreciação”, explica o diretor-superintendente da autarquia, Pedro Ivo Campos Barbosa.
Na quarta-feira, seguindo os padrões das assembleias anteriores, inicialmente houve um breve relato sobre a estrutura do instituto – composto por Assembleia Geral, Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Diretoria Executiva e Comitê de Investimentos.
Na sequência, foi apresentado o Certificado de Regularidade Previdenciário – CRP (Instituído pelo Decreto nº 3.788, de 11 de abril de 2001), válido até 29 de novembro de 2022 e que possibilita transferências voluntárias de recursos pela União, entre outros.
Também foram apresentadas as despesas com os novos beneficiários (aposentados e pensionistas) no ano de 2021; valores pagos e recebidos com a Compensação Previdenciária (Comprev); composição das receitas e utilização das despesas previdenciárias, além de um comparativo entre limites e gastos administrativos.
“Por fim foi apresentada a evolução do patrimônio do Iprem no período 2020/2021, o equacionamento do déficit atuarial, regularidade das contas e enquadramento da carteira de investimentos diante da legislação vigente”, destaca Pedro Ivo.
A prestação anual de contas é uma obrigação legal do instituto e serve para que sejam apresentados todos os atos praticados no exercício anterior, como aplicações, metas e investimentos.
O balanço é feito a todos os segurados, tanto os servidores titulares de cargos efetivos (ativos), como aposentados e pensionistas da Prefeitura, Câmara, Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) e do próprio Iprem.
Criado pela Lei Complementar nº 35/2005, a autarquia gerencia o Regime Próprio de Previdência Social do Município de Mogi das Cruzes (RPPS-MC).
Júlio Nogueira/Comunicação – PMMC
NOTA – Abaixo você pode verificar onde constam os seguintes itens no site do IPREM:
Carteira de Investimentos: http://www2.iprem.pmmc.com.br/?page_id=1793 http://iprem.alvaro.dynamika.com.br/transparencia/index/cat/13
Contratos Vigentes: http://www.iprem.pmmc.com.br/?page_id=2450 http://iprem.alvaro.dynamika.com.br/contrato
Remuneração dos servidores: https://www.fourinfosistemas.com.br:8443/servicosonline/publico/portaldatransparencia.jsf?id=854
Balancetes Mensais: http://iprem.alvaro.dynamika.com.br/transparencia/index/cat/24